Discalculia
Introdução
Antes de iniciarmos o estudo sobre discalculia, é necessário abordar a existência de um outro distúrbio envolvendo as aquisições aritméticas, a acalculia.
A acalculia ocorre quando o indivíduo, após sofrer lesão no cérebro, como uma acidente vascular cerebral ou um traumatismo crânio-encefálico, perde as habilidades matemáticas já adquiridas. A perda ocorre em níveis variados para realização de cálculos matemáticos.
Origem da palavra Discalculia
A palavra discalculia vem do grego (dis, mal) e do Latim (calculare, contar) formando: contando mal. Essa palavra calculare vem, por sua vez, de cálculo, que significa um do contador de ábaco.
O que é Discalculia
A discalculia um distúrbio de aprendizagem, é definida como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade do indivíduo de compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada por um déficit de percepção visual. O termo discalculia é usado freqüentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas e, está potencialmente relacionada à dislexia e a dispraxia.(dificuldade em aprender a codificação de palavras).
Diagnóstico
A discalculia ocorre em pessoas de qualquer nível de QI, mas significa que têm freqüentemente problemas específicos com matemática, tempo, medida, etc. Em sua definição mais geral, a discalculia não é rara, pois muitas daquelas pessoas com dislexia ou dispraxia, têm discalculia também. Há também alguma evidência para sugerir que este tipo de distúrbio é parcialmente hereditário. A discalculia é um impedimento da matemática que caminha junto com um número de outras limitações, tais como a introspecção espacial, confusão de noções de tempo, a memória pobre, e os problemas de ortografia. Há indicações de