Diretrizes e bases
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica prevê o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade. Dessa maneira, trabalhar o pluralismo de ideias, estamos abrindo portas para o conhecimento da diversidade cultural, enriquecendo e muito, o nosso conhecimento, sempre incentivando essa “descoberta” aos educandos, porém também é necessário incentivar o respeito dos indivíduos para com todas as diversidades culturais.
A escola de Educação Básica é o espaço em que se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se se pretende que o aluno aprenda a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
A base nacional comum na Educação Básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; e nos movimentos sociais. É notório que a parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, e prevê o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à