direito
Aluno (a): Josenilson Josimário da silva
Ministrante: LARISSA SANTANA
Disciplina: Mecânica dos solos
Período: 2014.1
Turma: Quinta- feira
MAIO/2014
INTRODUÇÃO
Através desse trabalho venho apresentar ao leitor dados e informações obtidas por meio de livros, e sites de pesquisas, sobre “vetores”. Tema este, que aborda de forma abrangente o mundo da física clássica e das engenharias, sendo utilizadas para estudos e para resoluções de problemas na engenharia, trazendo ao leitor algumas informações sobre esse assunto que é de suma importância para estudantes e profissionais da área.
DESENVOLVIMENTO
Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão do uso e da importância de vetores no cotidiano dos profissionais, principalmente, da área da engenharia civil. A idéia de vetores foi desenvolvida com propósitos de utilização na física clássica e também na engenharia civil. Área essa, desenvolvida por Gibbs e seus seguidores. Enfim, o conceito de vetores será aplicado em todos os casos em que envolva módulo, direção e sentido, ou seja, grandezas vetoriais, pois somente com o uso de vetores, tais informações estarão completas, tem como representação simbólica uma flecha, muito usadas também em outras áreas da engenharia não apenas na engenharia civil.
Os vetores surgiram nas primeiras duas décadas do século 19 com as representações geométricas de números complexos. Caspar Wessel (1745--1818), Jean Robert Argand (1768--1822), Carl Friedrich Gauss (1777--1855) e pelo menos um ou dois outros, conceberam números complexos como pontos no plano bidimensional, isto é, como vetores bidimensionais.
Uma das principais aplicações de vetores na engenharia civil está associada à física. Nas décadas finais do século XIX, surgiu a concepção e o desenvolvimento da álgebra vetorial de Gibbs que foi considerada uma