DIRETRIZES DE TREINAMENTO
As necessidades de treinamento são diagnosticadas através do levantamento das necessidades da organização em aumentar o lucro, aumentar a satisfação dos clientes, aumentar a produção, aumentar as vendas, reduzir custos, reduzir acidentes, reduzir a rotatividade de pessoal, melhorar a qualidade, manter o processo de melhoria continua e conquistar seus objetivos conforme a política da organização, sua visão, missão e valores.
1.1- Papel da ARH na definição das necessidades de treinamento.
O papel da ARH na definição das necessidades de treinamento é primeiramente incorporar a missão, visão, política e valores da organização, buscando identificar as competências essenciais para a execução das tarefas de acordo com o objetivo da organização.
Elaborar e aplicar questionários, aplicar uma avaliação de desempenho, prover uma discussão em grupo e reuniões inter-departamentis, aplicar uma pesquisa de clima e uma pesquisa de satisfação dos clientes e fornecedores. Com o resultado desses processos de coleta de informações criarem o que se chama de competências essenciais da organização.
2 - Projeto e planejamento do treinamento.
O projeto e planejamento de treinamento é o processo que fornece bases para o treinamento, define os critérios de avaliação dos resultados e monitoração do treinamento.
Define as restrições para a elaboração da especificação do programa de treinamento, os métodos de treinamento e critérios para seleção (cursos, seminários, estágios, EAD, data, local, instalações, custo, objetivos, etc.), seleciona-se o instrutor do treinamento, o mesmo se submeti a um exame critico antes de ser selecionado o fornecedor do treinamento.
2.1 - Papel ARH no projeto e planejamento do treinamento.
A ARH no projeto e planejamento do treinamento deve identificar analisar e selecionar o grupo de treinandos, por que o treinamento aplicado a gerentes não é o mesmo que se aplica aos colaboradores de nível técnico e vice e versa.