Trabalho gilson - norma
Norma NBR ISO 10015 – Diretrizes para treinamento, é uma norma que deve ser aplicada sempre que surge a necessidade de interpretação das referências à educação e ao treinamento nas normas das famílias NBR ISO 9000 e 14000 e em outras normas de gestão de pessoas.
Seus principais objetivos são:
✓ Aumentar a produtividade, vendas, lucro e retorno do investimento;
✓ Reduzir custos, desperdícios, acidentes e rotatividade de pessoal;
✓ Melhorar de maneira contínua a Gestão da Qualidade.
A principal função desta norma é fornecer diretrizes capazes de auxiliar as empresas a identificar e organizar as necessidades de treinamento, projetá-lo, executar, avaliar seus resultados, monitorar e melhorar o processo visando atingir seus objetivos e fazendo com que o treinamento seja eficiente e eficaz.
As principais características da NBR ISO 10015 são:
✓ Alinhamento dos investimentos no treinamento com o desempenho organizacional;
✓ Vinculação do treinamento com os princípios pedagógicos e de aprendizagem organizacional.
Podemos dizer que as empresas que já praticam os sistemas de gestão da qualidade ISO 9000, não encontram dificuldade para entender e implementar a ISO 10015 porque esta norma é muito simples e prática e sua utilização aumenta a eficiência e eficácia do Recursos Humanos.
A área de Recursos Humanos é responsável pela administração dos cinco estágios que compõem as diretrizes do treinamento na NBR ISO 10015, que são:
1 – Definição das necessidades do treinamento
São inúmeros os fatores determinantes para a necessidade de um treinamento que, muitas vezes, podem ser externos e internos incluindo, inclusive, mudanças no mercado, tecnologia, inovações e requisitos dos clientes e outras partes interessadas. É preciso também, que a organização analise suas competências visando melhorias e as prioridades da própria organização.
2 – Projeto e planejamento de