diretrizes da ciencia
Metodologia indutivo Observação: É o ponto de partida de todo o trabalho e que vai permitir a conclusão final (relação causa-efeito), é importante que se tenha determinadas condições necessárias para uma boa observação. O sucesso da pesquisa vai depender de determinadas qualidades que permitam captar o objeto na sua totalidade.
b) Hipótese: Tem como ponto de partida uma suposição, ou seja, uma razão provisória. É a explicação provisória das causas de um fenômeno. A sua função principal é orientar o pesquisador na direção da causa possível, sugerindo experiências e caminhos para a comprovação ou refutação do fato.
c) Experimentação: é o estudo de um fenômeno provocado artificialmente no sentido de verificar uma hipótese. Em algumas áreas do conhecimento, a experimentação nem sempre é possível, como na astronomia e na meteorologia. Sob o ponto de vista legal e ético, também existem limitações à experimentação em determinadas áreas, cujo objeto é o ser humano.
d) Indução: é um processo que consiste em generalizar uma relação da causalidade entre dois fenômenos, ainda que se tenha verificado apenas um número de vezes