DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CIÊNCIAS
CIÊNCIAS
Nos últimos tempos, as escolas publicas têm atendido ao mais diverso tipo de estudantes. Devido á esse fato, houve a necessidade de repensar o papel do ensino básico, e sobre esse pensamento, focou-se totalmente o ensino ao sujeito que virá a constituir a sociedade futuramente. Sujeito esse, ser singular que atua no mundo compreendendo-lhe e desse modo, tendo argumentos para poder participar ativamente.
Os currículos, que são as bases e orientação pedagógica, tiveram que ser alterados de forma a incentivar a contextualização interdisciplinaridade voltando-se á realidade do aluno.
• O currículo vinculado ao academicismo e ao cientificismo: conhecimentos oriundos das ciências que os referem, é ser aplicado nas disciplinas escolares.
• O currículo vinculado ás subjetividade e experiências vividas pelo aluno: baseado nas experiências dos alunos e em seus interesses, tendo como base pedagógica, concepções psicológicas, humanas e sociais.
• O currículo como configurador de prática, vinculado ás teorias criticas: é uma ampla discussão entre educador e sujeito, fundamentado em teorias criticas e organizado nas Diretrizes para a rede Estadual de Ensino do Paraná, no contexto atual.
O currículo da Educação Básica deve oferecer ao estudante, a formação e uma visão da transformação da realidade social, econômica e política.
A escola é um espaço aberto ao diálogo e ao confronto de conhecimento sistematizado e conhecimento popular. Nas escolas, esses conhecimentos se confrontam e se debatem, nos conteúdos disciplinares de tradição curricular, quais sejam: Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Fisiologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Matemática, Química, e Sociologia.
Nas Diretrizes, as disciplinas escolares são pressupostos de interdisciplinaridade.
As disciplinas têm relação de interdisciplinaridade quando:
• Conceitos, teorias ou