blablabla
Ermeson Henrique Silva dos Reis* Pedro Augusto Tavares da Silva** Railma Correia da Silva***
Vandeilson André****
RESUMO
Palavras-chave: Desenvolvimento Local. Políticas Públicas. Sistemas Integrados.
1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do médio sertão alagoano, surge uma série de políticas públicas na perspectiva de melhoria do quadro social até então com um baixo nível. Mas com base na perspectiva de desenvolvimento local uma grande mazela destes projetos são mal implantados, pois não analisam a realidades locais buscando meios de integra-las, mas sim coloca um projetos que muitas vezes advém de outras realidade.
Embora o estado alagoano seja basicamente um estão com aptidões agrícolas não possuímos um estado empreendedor neste sentido, parte embora seja uma falta de planejamento de longo prazo outra parte seja pela não visão empreendedora, com ainda compactua com os problemas financeiros estatais que já não são poucos. Segundo resultado do tesouro estadual de 2010 as finanças estaduais apresentaram um quadro positivo com superávit de apenas 0,1%, contra um desempenho de (- 4,5%) verificado no exercício anterior. As receitas totalizaram R$ 4.571,7 milhões enquanto as despesas somaram R$ 4.567,9 milhões. Assim diminui totalmente a possibilidade de termos um potencial de investimento em produções de larga escala, já que obviamente esta necessitam de um capital técnico e humano avançando, obrigando a um maior investimento.
O baixo nível de capital humano também e outra grande dificuldade quando estamos falando do médio sertão alagoano, pois não interessa o quanto projetos de pesquisas possam ser bons se eles não são