Diretrizes Curriculares para o Ensino de Ciências
Diretrizes Curriculares foram construídas com base na história e filosofia da ciência e estabelecem novos rumos para o ensino de Ciências na Rede Pública do Estado do Paraná.
A disciplina de Ciências tem como objetivo de estudo o conhecimento científico que resulta da investigação da natureza. Segundo Kneller, conceituar ciência exige cuidado epistemológico, pois é necessário investigar a história da construção do conhecimento científico para conhecer a real natureza da ciência. Analisar o passado da ciência e daqueles que a construíram, significa identificar as diferentes formas da Natureza, interpretá-la e compreendê-la. Entretanto, optou-se nessas diretrizes, por um recorte epistemológico dessa história.
Muitas civilizações criaram mitos e divindades como estratégia para explicar fenômenos da Natureza. Com o pensamento mítico, o ser humano se preocupava com a divindade do conhecimento, não com as causas desse fenômeno. Outra possibilidade de explicação do mundo ocorreu a partir da observação dos fenômenos da Natureza por meio da razão.
Quando a grande diversidade de espécies coletadas em diferentes regiões do planeta não permitia mais organização com base somente na identificação e organização. Os seres vivos passaram a ser vistos como mutáveis, evolutivos, integrantes de uma Natureza dinâmica (modelo evolutivo).
O século XIX foi um período em que um único método científico é constituído para compreensão da Natureza. Este método científico é formulado por procedimentos experimentais, levantamento e teste de hipóteses, axiomatização e síntese em leis ou teorias. Nesse período buscou-se a universalidade do método de investigação dos fenômenos. Houve também a evolução tecnológica de microscópios. Com isso, o estado novo do espírito científico foi período marcado pela aceleração da produção científica.
O ensino de ciências, no Brasil, foi influenciado pelas relações de poder que se