DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – CURSO DE PEDAGOGIA.
Referente as diretrizes curriculares nacionais do curso de pedagogia citarei os pontos que creio serem os mais importantes, os pontos que norteiam o profissional da área.
O curso de pedagogia tem definido seu objeto de estudo e finalidade precípuos os processos educativos em escolas e em outros ambientes. Sobremaneira crianças nos anos iniciais de escolarização, além de gestão educacional.
As primeiras propostas desse curso atribuiu-se a estudos da forma de ensinar.
A padronização do curso de pedagogia, em 1939, é decorrente da concepção normativa da época, que alinhava todas as licenciaturas ao denominado “esquema 3+1”, pelo qual era feita a formação de bacharéis na diversas áreas das ciências humanas, sociais, naturais, letras, artes, matemática, física, química. Sendo assim o curso de pedagogia oferecia o curso de bacharel, a quem cursasse três anos e a quem cursasse mais um ano de estudos dedicados a didática e a pratica de ensino seria licenciado.
Foi levado em conta nos últimos 25 anos as análises da realidade educacional brasileira, com a finalidade de diagnóstico e avaliação sobre a formação e atuação de professores, em especial na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Em 1980 as universidades efetuaram reformas curriculares, de modo a formar no curso de pedagogia, professores para atuarem na educação pré-escolar e nas series iniciais do ensino de 1º grau. Como sempre, no centro das preocupações e das decisões, estavam os processos de ensinar, aprender, além do de gerir escolas.
O curso de graduação em pedagogia, nos anos 90, foi constituindo como principal locus da formação docente dos educadores para atuar na educação básica: na educação infantil e nos iniciais do ensino fundamental.
A formação oferecida abrangerá, integralmente à docência a participação da gestão, a avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução, o acompanhamento