Direitos e deveres do empregado
e
Obrigações Trabalhistas
do
Empregado
O Trabalhador
Em todo o mundo, o 1º de Maio é reservado para celebrar o Dia do Trabalhador, aquele que é responsável diretamente pela realização das atividades produtivas de qualquer um dos três setores da economia (primário, secundário ou terciário). Seja de carteira assinada, autônomos, trabalhadores por conta própria ou profissionais liberais, todos representam uma parcela da mão-de-obra existente. Um assunto que dá muito pano pra manga quando o assunto é trabalho são as relações existentes entre o empregador e o trabalhador; mais especificamente, os direitos e os deveres do contratado.
O relacionamento entre as empreiteiras e os trabalhadores começa a dar sinais de que entra em uma nova fase, marcada por mais profissionalismo e transparência. Os dois lados já entenderam que a parceria é o melhor caminho para o futuro. O diálogo tem melhorado – ainda que, muitas vezes, pareçam não falar a mesma língua. Mas só chegando a um entendimento os dois lados têm condições de crescer e conquistar novos mercados. Caso contrário, há grande risco de ambos saírem perdendo a médio prazo.
Apesar da queda salarial registrada nos últimos anos, a nova realidade indica que cada vez mais empreiteiras começam a se adequar à legislação e a oferecer mais benefícios aos funcionários. São cada vez menores as reclamações contra as empreiteiras por práticas abusivas. Ainda há o que melhorar, sem dúvida, mas há um claro sinal de que o mercado está amadurecendo. É preciso entender que não são apenas as empreiteiras que têm deveres, mas o s trabalhadores também têm obrigações a cumprir. Uma das maneiras de se chegar a um entendimento cada vez maior é conhecer a legislação trabalhista. Com isso, os trabalhadores têm consciência de onde estão trabalhando e, ao mesmo tempo, podem ser cobrados por seu desempenho e disciplina.
Direitos e Deveres do Trabalhador
Os trabalhadores devem manter-se sempre bem informados