Direitos humanos
Direitos Humanos
Direitos Humanos são os direitos próprios à pessoa humana, onde cada pessoa pode expressar suas ideias e pensamentos com igualdade e liberdade perante a Lei .
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” — Artigo 1º - Declaração Universal dos Direitos do Homem
Todos os seres humanos possuem diferenças físicas e culturais, variam na cor da pele, na altura, nos olhos, no cabelo, no sexo; e se diferem também nas crenças religiosas, nos valores, na língua falada, nos laços familiares, na culinária e até no modo como assumem os papéis de homem e mulher no âmbito familiar. Para sobreviver e evoluir os seres humanos criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida, de conviver com o meio ambiente, de trabalhar, produzir e distribuir e suas as riquezas. Desenvolveram também linguagens, manifestações artísticas ,religiosas e mitológicas, valores morais, vestuários e moradias.
Multiculturalismo
Multiculturalismo consiste na existência de muitas culturas em uma determinada cidade ou nação. Em muitos países a mistura cultural e étnica, é vista como uma ameaça para a identidade da nação, acarretando em desprezo e indiferença, por uma parte da população. Em muitas regiões essa pluralidade cultural, provoca a desigualdade e dominação por parte de alguns grupos e classes sociais, que acumulando bens materiais e poder, impedem o acesso de riquezas a outros grupos. O multiculturalismo tem papel fundamental na luta pelos direitos humanos, onde a defesa da diversidade está ligada a convivência pacífica entre os seres humanos e suas diferenças culturais e raciais. “O que põe o mundo em movimento é a interação das diferenças e suas atrações; a vida é pluralidade.”
Octavio Paz*
Fonte :
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiculturalismo – acesso 22/03/2013
-