Estudo de caso
Diante do caso apresentado, observamos que a escola necessita da elaboração de um projeto para buscar soluções adequadas para esse problema, que no caso é a inclusão desse aluno.
Analisando a situação, temos um aluno com necessidades especiais, esse se encontra com pouco desenvolvimento escolar, de aprendizagem e inclusão. Suas dificuldades debilitam a sua evolução, e há muitos fatos que contribuem para essa exclusão, vindo dos próprios profissionais (professores), que diante da dificuldade, acabam a transmitir para o aluno, essa impossibilidade, talvez por falta de aprofundamento de informações sobre o assunto, a partir disto, os demais alunos também passam a ter certas atitudes, brincadeiras que acabam a ridicularizar a criança com necessidades especiais, levando assim esse a ser agressivo com os demais alunos e o restante da escola. Diante disso a equipe pedagógica poderia vir a implantar algumas propostas, para maior adequação deste aluno. Sendo este um trabalho que necessitara da colaboração e esforço de todos, começando pelos professores, com isso podendo transmitir com maior clareza ao restante da classe, orientação para um bom recebimento, e ajuda a esse aluno. E assim levaria maior segurança às crianças especiais diante de qualquer caso assim deveram levar muitos fatores em consideração, a implantação de ajuda profissional, como palestras e orientações adequadas.
Nossa proposta é que a equipe pedagógica dessa escola em parceria com os órgãos públicos do município e familiares deveriam implantar um projeto de conscientização envolvendo toda comunidade escolar que tenha ligação direta ou indiretamente com essa criança portadora de necessidades especiais, não apenas com ela, mas com outros possíveis casos que venha a surgir na escola. Esse projeto teria a participação além do corpo docente e da equipe pedagógica de outros profissionais tais como: psicóloga, psicopedagoga e fonoaudióloga, profissionais estes competentes e comprometidos com