Direitos humanos
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ATIVIDADE DA AULA 3
TAREFA 03: Comente a posição da Igreja católica sobre os direitos humanos.
Inicialmente, na idade média, a igreja católica assumiu um papel divergente dos direitos de igualdade e fraternidade defendida pela Revolução Francesa. O acúmulo de bens e sua associação com regimes absolutistas apontaram uma igreja que buscava apenas o poder econômico, fundado na propriedade da terra. Na idade Moderna, a postura de alguns Papas contra o acesso à informação, autonomia, liberdade e a igualdade humana corroborou com a ideia da associação da igreja com as fontes de opressão e discriminação social. Tal postura da igreja passou mudar a partir de 1891, quando o papa Leão XIII iniciou uma nova “doutrina social da Igreja”. Nas décadas que se seguiram houve grandes reformas internas que modificaram essa posição de condenação dos direitos humanos, assumida anteriormente.
A partir deste momento a igreja passou a abraçar os direitos do homem, dentro dos moldes do cristianismo, buscando apoiar a sociedade na luta contra violação dos direitos humanos, especialmente na America Latina, na ocasião da atuação das ditaduras militares. O desenvolvimento dos movimentos de renovação promovido pelas comunidades de base, das conferências episcopais, das comissões de “Justiça a paz”, da fundação dos “Centros de Defesa dos Direitos Humanos”, das pastorais da juventude, da terra, indigenistas, operária, carcerária, e o reconhecimento das demais religiões como ponto de equilíbrio na busca pela paz mundial, foram importantes ações praticadas pela Igreja Católica no sentido de buscar garantias dos direitos fundamentais das pessoas e dos povos.
Embora a Igreja Católica tenha se inserido tardiamente na defesa dos direitos humanos, sua participação nessa luta, juntamente com outras igrejas cristãs que fundamentam sua existência segundo as doutrinas