direitos humanos
AS VIOLÊNCIAS: SABERES, DISCURSOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO DE CRIANÇAS
DE UM MORRO DE FLORIANÓPOLIS/SC
Danielli Vieira
Introdução
Esta monografia teve origem num trabalho de conclusão do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi o de identificar o imaginário, os discursos e as outras formas de expressão de crianças moradoras do Mont Serrat, comunidade localizada na área central de Florianópolis, a respeito das violências, em especial daquelas decorrentes do narcotráfico.
As preocupações relativas a situações de exclusão social e de segregação no contexto urbano sempre chamaram a minha atenção, bem como as questões que se referiam à infância e às crianças. Fora do âmbito acadêmico, tive a oportunidade de conhecer a comunidade do Mont Serrat e algumas crianças do local. Houve também duas possibilidades de uma reflexão mais analítica e informada pelas Ciências Sociais no contexto dessa comunidade.
A primeira delas foi ensejada pela disciplina “Laboratório de Movimentos Sociais”, ministrada pelas professoras Ilse ShererWarren e Lígia Helena H. Lüchmann. Foi-nos proposto que realizássemos um trabalho de campo a respeito de iniciativas da sociedade civil em Santa Catarina que de alguma maneira visassem a erradicação de formas diversas de exclusão social. Junto com alguns colegas, fizemos uma breve pesquisa no Projeto Travessia. Este último atende crianças e jovens de sete a quatorze anos e trabalha dentro de uma proposta de educação popular e de cunho complementar ao período escolar. O segundo contato, mais analítico, ocorreu quando, no segundo semestre de 2004, foi ofertada pelo Departamento de Sociologia e Ciência Política uma disciplina que propunha um trabalho de extensão universitária na escola localizada no Morro Mont Serrat. Tanto nessa experiência de extensão como na pesquisa realizada no projeto Travessia, foi possível conhecer