Arquiteto Carlos Bratke
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
2014/02
Carlos Bratke
Disciplina: História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil
Currículo Carlos Bratke nasceu em 20 de outubro de 1942, em São Paulo. Formou-se em 1967 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (FAUUM).
Pós-graduado em Planejamento e Evolução Urbana em 1969 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Professor-Adjunto de Representação Gráfica.
Bratke tem mais de 40 anos de arquitetura e grandes projetos no currículo. A região da Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, em São Paulo, um dos maiores centros de negócios do País, é, por exemplo, chamada por alguns de "bratkelândia", já que a transformação da região em polo comercial foi oriunda de iniciativas da família Bratke - aproximadamente 60 edifícios foram planejados por Carlos e construídos pela construtora de seu irmão, Roberto.
Participou do grupo dos não-alinhados, que queria uma arquitetura livre dos dogmas da Escola Paulista, do international style, do modernismo arquitetônico em geral. Propunha-se que cada arquiteto descobrisse sua própria linha e, por exemplo, não houvesse preconceito no uso dos materiais. Nesse sentido, ele foi um dos primeiros brasileiros a usar painéis de alumínio na construção de grandes edifícios.
Professor-Adjunto da Cadeira de Projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (FAUUM).
Professor da Cadeira de Projeto da Faculdade de Arquitetura Belas Artes.
Vice Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil nos biênios 88/89 e 90/9l (IAB).
Presidente do IAB para o biênio 92/93.
Diretor do Museu da Casa Brasileira - 1992/1995.
Conselheiro da Fundação Bienal de São Paulo.
Presidente da Fundação Bienal de São Paulo 1999/2002.
Projetos no Brasil, E.U.A. e Uruguai, Israel e