Relatorio projeto coleções
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Departamento de Biologia
RELATÓRIOFINAL
Ana Paula Silva de Sousa
Bolsista Bati II - FAPEMA
São Luís, MA
2014
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Departamento de Biologia
COLEÇÃO ORNITOLÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
São Luís, MA
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivo
3. Metodologia
4. Resultados
5. Restauração
6. Discussão
1. Introdução
As coleções científicas podem ser utilizadas como fonte de benefícios para toda a sociedade, subsidiando políticas públicas, fomentando a mitigação de impactos ambientais, orientando estratégias de manejo e conservação e promovendo a identificação de organismos potencialmente úteis (Magalhães et al., 2005) A taxidermia de aves tem a importância para a construção do conhecimento ornitológico do nosso estado e país. Sendo a única forma confiável para qualquer conhecimento na Zoologia. Sem a coleta de espécimes é impossível realizar estudos taxonômicos e aplicar corretamente nomes científicos a populações animais, independentemente do conceito de espécie utilizado (Silveira & Olmos, 2007). O conhecimento sobre a biodiversidade representa um importante recurso produtivo e as coleções são essenciais neste contexto.
Diversos especialistas apontam que um dos grandes desafios estratégicos brasileiros no campo da biodiversidade e da biotecnologia é a definição de uma agenda unificadora que indique caminhos e prioridades quanto à ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, bem como quanto à sua valoração, conservação, utilização sustentável, acesso e intercâmbio.
As potencialidades das coleções biológicas em termos de geração de conhecimento e riqueza são obvias, mas isso somente pode ser alcançado por meio da