Capacitaçao de pessoas
Devido a vasta concorrência que as empresas enfrentam hoje, seja pela efetivação do processo de globalização, pelo crescimento acelerado das tecnologias da informação ou pelo aperfeiçoamento dos processos de qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e o grau de exigência dos clientes, a luta pela permanência no mercado tornou-se mais difícil de ser alcançada.
Portanto vem ocorrendo uma mudança organizacional e vem sido desenvolvido e aprimorado abordagens e metodologias destinadas a processos organizacionais.
Processo é uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (produto físico, informação, serviço), usados para fins específicos, por seu receptor, independente do segmento e/ou porte da empresa, sendo que todos podem ser categorizados como organizacionais já que viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca do seu desempenho geral. (PAMPONET, 2009)
As principais classificações de processos, as quais podem ser identificadas e implementadas nas empresas são:
Processos primários ou de negócio: “Os processos primários incluem as atividades que geram valor para o cliente” (GONÇALVES, 2000 apud PAMPONET, 2009). Exemplo: produção, venda, etc.
Processos de suporte ou apoio: “são os conjuntos de atividades que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários” (GONÇALVES, 2000 apud PAMPONET, 2009). Como exemplo tem-se: folha de pagamento, Call center, etc.
Processos gerenciais: “são aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.” (GONÇALVES, 2000 apud PAMPONET, 2009).
Os processos também podem ser classificados de acordo com a hierarquia abrangente na organização.
Para administrar adequadamente, cada organização precisa conhecer seus processos, isto significa mapear cada um dos processos, entender e