Direitos Humanos
O governo brasileiro, em sua história, deu pouca importância às defesas das garantias fundamentais de seus cidadãos, a experiência com a ditadura militar entre os anos 1964 e 1985, deixou vestígios de autoritarismo, presentes em nossa sociedade até os dias de hoje, basta observar nos jornais e em outros meios de comunicação o tamanho desrespeito aos direitos humanos, ainda que seja um país signatário de documentos internacionais que garantem tais direitos fundamentais. Tal problemática com os direitos humanos, segundo Norberto Bóbbio, encontra-se na dificuldade dos governos em construir condições para realização desses direitos, eles devem ser acompanhados de estudos das condições, dos meios e das situações nas quais tais direitos possam incidir: “A busca dos fundamentos para os direitos do homem não terá nenhuma importância histórica se não for acompanhada pelos estudos das condições, dos meios, e das situações nas quais este ou aquele direito possa ser realizado”.
Brasil: Um país de todos?
“Nu, orelha cortada com faca, marcas de espancamento no corpo, amarrado pelo pescoço em um poste na Avenida Rui Barbosa, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Assim foi encontrado um adolescente negro, “acusado” de praticar furtos na Zona Sul carioca.
A situação foi relatada por Yvonne Bezerra, ativista de direitos humanos no Rio, através das redes sociais e teria ocorrido na noite da sexta-feira 31de janeiro de 2014. Depois de ter sido socorrido pelos bombeiros, que removeram a trava de bicicleta que o prendia, o adolescente contou ter sido abordado por três homens que se denominaram “Os Justiceiros” e usavam motos. Em nome da “justiça”, o trio espancou o jovem com uma facada na orelha. Depois, tiraram a sua roupa e o amarraram ao poste.”
A cena retratada e relatada acima, ocorrida este ano na Cidade do Rio de Janeiro, têm se mostrado frequente no cotiano da população, que busca por uma justiça medieval de “olho por olho,