Direitos Autorais
Curso: Direito – Disciplina: Linguagem Jurídica e Argumentação – Prof° Claudenice
Trabalho do 1° Bimestre – Direitos Autorais, a favor e contra biografias não autorizadas.
NÃO AUTORIZADAS
A favor:
Em face de um assunto polemico que envolve interesse de liberdade de expressão, direito de zelar pela intimidade e possibilidade de remuneração, fazem os biografados penderem de um lado para o outro.
As vidas dos indivíduos, é parte da história, não se pode privar nem limitar a compreensão da sociedade, pela riqueza e benefícios que nos trazem à compreensão. Podemos ver alguns fatores que beneficiam o entendimento positivo para estas publicações:
O biógrafo deve ter a liberdade de analisar e expressar sobre seus personagens, como um historiador escolhe e analisa livremente seus temas e sem entraves ou imposições, o historiador faz livremente suas afirmações, não buscando elogiar ou criticar, mas faz apenas relatos de suas pesquisas para dar aos seus leitores uma condição fiel dos fatos.
A privacidade não pode sobrepor ao direito comum e coletivo de conhecer os fatos presentes e passados da história. Não podemos considerar uma invasão, pois é fundamentado em estudos e pesquisas sérias e metódicas, fundados com depoimentos.
As biografias não podem ser reféns de censuras privadas, nem serem acometidas de um sentimento de medo a processos e sanções indevidas.
A liberdade para biografias significa liberdade de expressão e devem ser garantidas com adições de pesquisas e divulgações de seus resultados.
Ponto Forte: O biógrafo deve ter a liberdade de analisar e expressar sobre seus personagens, como um historiador escolhe e analisa livremente seus temas e sem entraves ou imposições, o historiador faz livremente suas afirmações, não buscando elogiar ou criticar, mas faz apenas relatos de suas pesquisas para dar aos seus leitores uma condição fiel dos fatos.
Ponto Fraco: A liberdade para biografias significa