Direito
A escrituração do livro de registro de inventario é exigida pelas legislações do imposto de renda, ICMS e IPI, no caso aqui abordado só será levado em conta as obrigações empresariais, ICMS e IPI.
As empresas juridicas, sujeitas a tributação com base no lucro real ou presumido, devem possuir e escriturar o LIVRO DE REGISTRO DE INVENTARIO, sob pena de serem tributados com base no lucro arbitrado.
Diante disso pode-se perceber a importancia do controle de estoque dentro de uma empresa, pois o contrario disso pode causar prejuizos enormes, nesse caso com o ICMS e IPI que é o foco desse estudo, mas há muito mais prejuizo ainda na empresa.
CASO
Conhecendo essa obrigação foi decidido pelo grupo conhecer uma empresa, e atraves de entrevistas e pesquisas, evitar que se enquadrasse fora da lei regente.
A empresa foco de todos os esforços para melhorias, passava por serios problemas de controle de estoque. Havia mecanismos, mas não eram utilizadas de forma correta o que tornou o desafio ainda mais dificil.
Cada setor foi investigado atraves de seu responsavel, o que foi de extrema importancia para a detecção de falhas e suas possiveis resoluções. Para tanto foi pesquisado o sistema operacional, o almoxarifado e recebimento, o estoque de produtos acabados e expedição, e o PCP e produção. E todas as ligações entre eles o que em alguns momentos facilitou alguns setores se estruturarem.
Atraves desses estudos foram levantados alguns erros e as soluções.
DETECÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS SOLUÇÕES
Como tudo se inicia no recebimento, claro que com o acerto do departamento de compras e a conferencia junto ao pedido (o que estava sendo bem feito), o armazenamento dessas materias primas, a sequencia que se passa para a produção ja planejada pelo PCP e inserida no sistema WMS (warehouse manegemente system) e a estocagem do produto acabado e sua expedição diante de sua