Atps adm
O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los. A ação empresarial parte de um planejamento estratégico que abrange a empresa como uma totalidade, afetando-a no longo prazo pelas suas conseqüências (chiavenato. PLT 302)
Existe também o conceito que “o planejamento não é um processo justo, mas um processo cheio de folgas e sujeito a circunstancias e recursos em permanente mutação” (BETHLEM, 1999, P 115).
Para Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn, (2009, p.161) Planejamento não se refere a decisões futuras, pois isto não existe; decisões são sempre tomadas no presente. Ele é executado no presente: seus resultados é que se projetam no futuro. Todo plano requer um prazo para sua implantação. Se não planejarmos no presente, não teremos condições de implantarmos o que desejamos no futuro.
Segundo Peter Drucker, com qualquer decisão gerencial importante leva anos para se tornar realidade - pesquisas, construções de novas instalações, ou projeto de um novo produto-, ela deve também ser produtiva durante anos para obter o retorno sobre o investimento.
Se quisermos ter perspectivas em longo prazo, devemos começar a planejar no presente o que desejamos para o futuro.
Objetivos do planejamento
Segundo um artigo clássico de C.W. Roney indica que o planejamento organizacional tem dois objetivos: o protetor e o afirmativo.
Objetivo: minimizar o risco, reduzindo as incertezas que cercam as condições de negocio e esclarecendo as conseqüências das ações relacionadas ao gerenciamento.
Afirmativo: Consiste em aumentar o grau de sucesso organizacional. Para exemplo vamos ter um vendedor de salgados de feira, que usa o planejamento para garantir o sucesso de seus