Direito
Coordenar os esforços internacionais para controlar surtos de doenças, a OMS também patrocina programas para prevenir doenças. A OMS apoia o desenvolvimento e distribuição de vacinas seguras, bem como a implementação de diagnósticos farmacêuticos e medicamentos, por meio do Programa Ampliado de Imunização.
A OMS supervisiona a implementação do Regulamento Sanitário Internacional, e publica uma série de classificações médicas, incluindo a Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID), a Classificação Internacional de Funcionalidade, a Incapacidade e Saúde (CIF) e a Classificação Internacional de Intervenções em Saúde (ICHI). A OMS publica regularmente um Relatório Mundial da Saúde, com uma avaliação de especialistas sobre a saúde no mundo.
Além disso, a OMS realiza diversas campanhas de saúde, como por exemplo, para aumentar o consumo de frutas e vegetais e diminuir o uso do cigarro.
Cada ano, a organização escolhe o Dia Mundial da Saúde.
OMS realiza a pesquisa em áreas sobre doenças transmissíveis a doenças não-transmissíveis, doenças tropicais, e outras áreas, bem como busca melhorar o acesso à pesquisa em saúde e a literatura em países em desenvolvimento, como através da rede HINARI. A organização conta com muitos cientistas de renome mundial, como o Comitê de Especialistas da OMS sobre Padronização Biológica, o Comitê de Especialistas da OMS para a Hanseníase e o Grupo de Estudos sobre Educação Interprofissional & Prática Colaborativa.
A OMS faz várias pesquisas em diversos países .A OMS também trabalhou em iniciativas globais como a Global Initiative for Emergency and Essential Surgical Care a Guidelines for Essential Trauma Care focado no acesso das pessoas às cirurgias. Safe Surgery Saves Lives sobre a segurança do paciente em tratamento cirúrgico.
Principais publicações * Boletim da Organização Mundial da Saúde * Eastern Mediterranean Health Journal * Recursos Humanos para a Saúde * Pan American