Direito
A hipótese coeteris paribus
Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante (em latim, coeteris paribus). O foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.
Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos - consumidores e produtores - nesse particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.
Sabemos, por exemplo, que a procura de uma mercadoria é normalmente mais afetada por seu preço e pela renda dos consumidores. Para analisar o efeito do preço sobre a procura, supomos que a renda permanece constante (coeteris paribus); da mesma forma, para avaliar a relação entre a procura e a renda dos consumidores, supomos que o preço da mercadoria não varia. Temos, assim, o efeito "puro" ou "líquido" de cada uma dessas variáveis sobre a procura.
APLICAÇÃO DA ANÁLISE MICROECONÔMICA
A Análise Microeconômica (Teoria dos Preços), como parte da Ciência Econômica, ocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção. O instrumental microeconômico procura responder, também, à questões aparentemente triviais, como por exemplo: por que, quando o preço de um bem se eleva, a quantidade demandada desse bem deve cair, coeteris paribus.
A Teoria Microeconômica não é um manual de técnicas para a tomada de decisão do dia-a-dia,ainda assim, representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto no âmbito empresarial quanto no de política econômica. A Análise Microeconômica pode subsidiar decisões empresariais, tais como:
Política de preços da empresa;
Previsões de