Gerenciamento do tratamento de água
De onde veio a água pela primeira vez ninguém sabe com certeza. Sabemos que quando a
Terra, que era uma massa incandescente, começou a esfriar a água existia apenas no ar, em forma de vapor. A Terra foi esfriando e o vapor d'água também, até chegar a uma temperatura em que este vapor condensou-se e tomou o estado líquido caindo em forma da chuva sobre a superfície do globo terrestre. Esta água esta agora nos oceanos, nos lagos, nos córregos, nos leitos dos grandes rios e brota do chão para formar os riachos.
O contato da água com os diferentes tipos de rochas e minerais provoca a solubilização de muitos deles que vão para a "solução aquosa". Este processo é facilitado pela abundância/solubilidade dessas rochas por ser o processo de contato água/rocha um fenômeno de superfície. O processo de intemperismo químico das rochas pela água são processos de dissolução, decomposição e hidratação, principalmente. O ataque pela água é mais pronunciado pela presença de ácidos orgânicos e inorgânicos, bem como pelo aumento da temperatura. A dissolução e precipitação dos minerais e rochas é controlado pelo pH e potencial redox.
A decomposição dos minerais sob a influência do pH e dos íons H+ e OH- contidos na água denomina-se hidrólise. Os feldspatos contendo mais ou menos 60 % em peso da crosta terrestre e tendo em torno de 80% de