Direito
Direito e Sociedade no Oriente antigo Mesopotâmia e Egito
Dificilmente se separa a sociedade e a evolução do direito. Nicolas Luhmann dizia e classificava 03 tipos de manifestações ao longo da história; O direito arcaico que se referia aos povos sem escrita; O direito antigo, civilizações urbanas e o 3º seria o direito moderno que se equiparava as revoluções Francesa e Americana.
Ilustra-se na história 03 fatores sendo; 1, surgimento das cidades. 2,escrita e seu dominio. 3, surgimento do comercio.
Os tres itens acima representam um povo organizados em tribos ou Clãs onde o papel social quase não havia diferenças, porém a influência religiosa éra grande. O mair problema éra que o direito ainda se formava pelos costumes e acabava se confundindo com os próprios costumes.Porém ao passar dos tempos, construiu-se um sociedade mais aberta que gerou varios fatores positivos; exemplo: troca de material,intercâmbio entre politicos. Por isso se diz que as primeiras manifestações ocorreram no Egito e Mesopotamia.
É fato que os povos mesopotamicos cresceram em torno dos rios Tigre,Eufrates e Nilo facilitando a vida na época pricipalmente na navegação fluvial.
Apesar das indiferenças, os povos tinham caracteristicas que se desenvolveram a monarquia como forma de governo. Cada cidade tinha seu governante, de modo contrário a monarquia nas cidades de Tigre e Eufrates se assumia um papél mais humano. O Egito éra pobre em madeira, mas rico em em diversos materiais. Na Mesopotamia quase não havia minerais e o sólo era muito irregular contendo uma vasta área desertica.
Mesopotamia éra mais dependente do comercio que o Egito.
Devido a complexidade das duas sociedades, ambas se redigiam a um direito mais abstrato do que simples costumes e tradições. Porém fica claro que o direito arcaico ainda tinha efeito nas civilizações.
Em 2140 a 2004 a/c, maturidade politica e institucional.
O primeiro documento escrito