Direito
ANDREA
ORDEM ECONÔMICA MUNDIAL
DIREITO ECONÔMICO
Uberlândia
DEZEMBRO/2013
ANDREA
Trabalho apresentado que traz a análise da ordem econômica mundial para obtenção de nota parcial da disciplina Direito Econômico - Professor Joubert, no curso de graduação de Direito, da UNITRI.
UBERLANDIA
DEZEMBRO/2013
Ordem Econômica Internacional
A atual Ordem Econômica Mundial surgiu ao final da segunda guerra mundial, com o triunfo do capitalismo sobre o socialismo no cenário econômico mundial.
A Ordem Econômica Internacional vem regular a sistemática jurídica ditada pela universalização das relações econômicas que ultrapassam os limites dos territórios e regem as transações internacionais impostas pelo capitalismo globalizado, motivado por premissas como o desenvolvimento da iniciativa privada e da livre concorrência. A ordem Econômica Internacional, constituída a partir da Organização das Nações Unidas (ONU) tem a distinção entre as nações desenvolvidas e em desenvolvimento e a busca para corrigir essas disparidades.
Assim foi criada uma estrutura global com organismos internacionais: FMI, BIRD e o Acordo Geral sobre Tarifas e Comercio (GATT).
O FMI foi fundado para promover a cooperação monetária internacional, estabilidade de troca e arranjos de troca, nutrir o crescimento econômico, bem como prover ajuda financeira temporária a países em dificuldade na balança de pagamentos.
O Banco Mundial, inicialmente ajudou a reconstruir a Europa, pós-guerra. Atualmente, tem como meta principal a redução da pobreza no mundo em desenvolvimento. Proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito.
O GATT foi criado após o insucesso para a criação de uma Organização Internacional do Comércio. Assim foi assinado o Acordo Geral sobre Tarifas e Comercio (GATT), cuja última rodada, com a participação do