Resuma - Parte 4 - Livro Til
Era noite de São João: a fogueira crepitava, damas e cavalheiros dançavam quadrilha, os rapazes preparavam-se para brincadeiras.
Havia dois grandes mastros próximos à fogueira: um com uma bandeira de São João, outro com uma bola gigante, sobre a qual havia uma boneca preenchida com pólvora. Afonso e Miguel estavam no grupo de jovens que iria iniciar os tiros em direção à boneca, com o objetivo de estourá-la.
Afonso foi o primeiro, mas a bala apenas chamuscou o alvo. A pólvora estava no peito da boneca, por isso brincavam que era preciso acertar o coração da garota.
Todos demais rapazes tentaram sem sucesso, até que Miguel, o último, conseguiu a façanha.
Todos o parabenizaram, Berta e Afonso comemoraram com uma dança. Linda olhava profundamente para Miguel.
Capítulo 2 - Cravo Branco
Logo os rapazes iniciariam outra atividade: a bola que continuava sobre o mastro estava repleta de doces, flores e frutos. Os garotos tinham que subir pelo pau que, de tão fino, tornava a tarefa quase impossível. Havia garotos que, quase alcançando a bola, caíam; outros que nem sequer sair do chão; ambos eram motivos de muitos risos.
Enquanto todos começavam a se entreter com a outra brincadeira, ficaram Linda e Miguel a sós. A menina perguntou se ele iria tentar pegar flores na bola e ele fez menção que iria para agradá-la. Linda desfez seu pedido e mostrou-lhe um cravo branco que repousava junto ao seu seio. Miguel encantou-se de vez pela menina. Os esforços de Berta finalmente fizeram-no enxergar que desejava Linda.
Dando a flor a Miguel, Linda lembrou-lhe que o cravo branco representava o casamento. Miguel segurou-o entre as mãos e o beijou. Berta observava a cena à distância, sentindo um breve queixume.
Capítulo 3 - Revelação
Berta estava incomodada com a cena. Vendo Brás, o idiota, sentado próximo, sozinho, roendo uma espiga de milho, decidiu aproximar-se e sentou-se ao seu lado.
Não parava, no entanto, de olhar para o jovem casal. Linda e