Émile Durkheim
Números: 11, 16, 21, 22, 25, 27 e 32 Data: 08/05/201 Série: 1° Série E.M A
Etec Comendador João Rays Professor (a): Ana Paula Machado Disciplina: Sociologia
ÉMILE
DURKHEIM
Barra Bonita – São Paulo
2014
Sumário Introdução aos estudos de Émile Durkheim 3
Biografia 4
Pensamentos e Teses 5
Obras 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução aos estudos de Émile Durkheim.
Durkein foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. As referências necessárias para situar seu pensamento são, por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e por outro, o manancial de idéias que vinham sendo formado por Saint-Simon e Comte.
Seus pressupostos constitutivos são a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento governada pela lei do progresso. Esse princípio foi herdado da filosofia humanista. Difundia-se a concepção de que a vida coletiva era um ser distinto, mais complexo, e irredutível às partes que o formam.
Durkheim recebe também a influência da filosofia racionalista, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Durkheim via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a Psicologia, embora apontasse os limites de cada uma dessas disciplinas na explicação dos fatos sociais.Biografia.
David Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porém, não seguiu o caminho da família, optando por