direito
Presbiacusia
Conceito - diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento, por alterações degenerativas, fazendo parte do processo geral de envelhecimento do organismo. Deve-se à perda de elasticidade dos tecidos do ouvido interno.
Fator idade - À medida que envelhecem, as pessoas perdem a audição neurossensorial para tons altos. A Máxima frequência audível diminui, e, com isso, o nível de frequência sonora deve aumentar para ser detectável.
Contínua exposição a ruídos - Tem papel preponderante no desenvolvimento da presbiacusia, que podem degenerar o órgão de Corti , a cóclea.
“Surdez dos caldeireiros”: a contínua exposição a ruídos que podem degenerar o órgão de Corti , a cóclea, causando a chamada surdez dos caldeireiros: doença profissional que acomete os rebitadores e outros obreiros em ambientes excessivamente ruidosos, com o decorrer do tempo, extingue a sensibilidade o ouvido para muitas frequências, obstruindo completamente a audição. EFEITOS: neurose, insônia, fadiga crônica e consequente queda de produtividade física e mental, acidentes etc.
Epilepsia acustogênica: motivada pela intensidade e permanência de certos ruídos, não muito raros entre telefonistas e radiotelegrafistas. Telemarketing é recorde em doenças ocupacionais.
Labirintite - Infrassom - Ondas sonoras com frequência abaixo de 20 Hz (hertz)
Destruição Celular - Ultrassom - Ondas sonoras acima de 20.000 Hz.
TTS (Temporary thereshold shift) - é a perda auditiva temporária, conhecida como mudança temporária do limiar de audição, ou TTS, e surge por um período curto de tempo, em face da exposição a ruído muito intenso.
Perda auditiva permanente. PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído)
É uma alteração definitiva e habitualmente similar da área de condução do tecido nervoso em ambos os ouvidos, que se inicia por alterações discretas no audiograma, podendo ocorrer o agravamento progressivo e atingir demais frequências,