Direito
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
DICENTE: CAROLINE ODETE DE FARIAS DE FIGUEIREDO
DOCENTE: WALLACE
PORTO VELHO
SETEMBRO/2012
No filme “O clube do imperador” é possível ver exemplos da ética, da moral e dos valores, que estão constantemente presentes em nossa vida, sendo ainda possível visualizar as consequências de um ato antiético.
O professor de historia antiga é um homem rígido com valores, ética e conduta moral, ele se vê num dilema ético quando trapaceia para ajudar um garoto a quem ele acredita que mudaria com essa oportunidade, mas como diz o ditado de Aristófanes citado no filme - "A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre”. Quando o professor põe Bell na disputa pelo troféu “Julio césar”, ele não percebe que não era apenas a vida de Bell que estava sendo “trilhada”.
Ética: Reflexão teórica que analisa e critica os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.
A moral é flexível e estabelecida em cada grupo social de maneira diferente, a moral também pode ser definida como a prática de uma ética, Bell aos olhos de seu professor pratica um ato imoral quando ele frauda a disputa, que para seu pai pode ser um ato moral, já que ele é um político corrupto e que faz questão de moldar o caráter de Bell.
Em todas as etapas do filme é possível ver que o valor é um parâmetro de julgamento, um referencial coletivo. Quando o professor se candidata ao cargo de diretoria vemos que não é levado em consideração os valores e a moral dele, e sim a possibilidade que eles vêem em angariar fundos.