História da America
volume 7
História da América
América pré-colombiana
Povos pré-colombianos
No período em que, na Europa, se dava a transição para a Época Moderna, aconteciam, ao mesmo tempo, o movimento intelectual conhecido como Renascimento, a constituição dos Estados Modernos e a expansão marítima. Do outro lado do Atlântico, no chamado Novo Mundo, recém-descoberto, os europeus encontraram povos diferentes, que ficaram conhecidos como civilizações pré-colombianas, ou seja, povos que viviam na América antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492.
A tradição e o costume deram a esses povos o nome de “índios”. Certamente trata-se de uma designação errada, pois o nome deriva de uma concepção geográfica equivocada, pela qual os europeus acreditavam que haviam chegado ao Oriente, especificamente à região que denominavam genericamente de “Índias”. Portanto, tendo chegado às
“Índias”, logo encontraram os “índios”. Todavia, a expressão ficou consagrada e, mesmo tendo sua origem a partir de um equívoco, continua sendo usada para designar os primeiros habitantes das Américas.
Povos pré-colombianos e o isolamento
Tomando a história dos povos de um passado distante, desde a época das primeiras civilizações, é um fato notável que a África, a Ásia e a Europa tenham formado uma única massa territorial, sem obstáculos significativos que separassem cada um desses continentes. Esse fato teve importância porque, de alguma maneira, facilitou o contato entre povos variados dessas vastíssimas regiões.
Um aspecto marcante ao observarmos as Américas, quando comparadas à África e à Eurásia, é o fato de que, excetuando-se o momento da migração, há milênios, de povos asiáticos para as Américas, que deram origem aos povos pré-colombianos, ocorreu um efetivo isolamento das populações locais em relação aos povos de outras partes do mundo, e mesmo dos povos americanos entre si. Se esse isolamento teve alguns aspectos positivos, na medida em que fez surgir