direito
CFESS in defense of the working conditions and the ethical‑political professional project
Silvana Mara de Morais dos Santos*
Resumo: Este texto analisa a ação política do CFESS na defesa das
condições de trabalho do(a) assistente social e na materialização do projeto ético‑político profissional neste tempo de crise estrutural do ca‑ pital, momento histórico de extrema imposição da mercantilização sob todas as dimensões da vida social e de banalização da vida humana.
Palavras‑chave: Condições de trabalho. Projeto profissional. Política.
Abstract: This paper analyzes CFESS’s political action in defense of the social worker’s working
conditions and the materializing of the ethical‑political professional project in this time of structural
* Este artigo agora revisado foi originalmente apresentado na forma de palestra: “Condições de trabalho e a materialização do projeto ético‑político profissional” durante o XIII CBAS realizado em Brasília no pe‑ ríodo de 31 de julho a 5 de agosto de 2010. O XIII CBAS teve como tema geral “Lutas sociais e exercício profissional no contexto de crise do capital: mediações e consolidação do projeto ético‑político profissional”.
A palestra foi realizada no dia 4/8/2010 em mesa dividida com a profa. dra. Marilda Iamamoto — Uerj. Foi um grande prazer e enorme responsabilidade dividir esta mesa com a profa. Marilda, que é, sem dúvida, uma grande referência intelectual da categoria profissional. Este artigo será também publicado pelo CFESS numa edição especial que reunirá as palestras proferidas no XIII CBAS.
* Doutora em Serviço Social, professora do Departamento de Serviço Social da UFRN — Natal/RN,
Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Ética e Direitos (Gepted) e Coordenado‑ ra da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS — Gestão 2008‑11. E‑mail: sillmorais@gmail.com.
Serv. Soc. Soc., São