Direito
ENGENHARIA CIVIL - 3 ° Série – B
MECÂNICA GERAL
SANTA BÁRBARA D’OESTE – SP
2013
Momento de uma força – Formulação escalar
MOMENTO DE UMA FORÇA
O momento de uma força em relação a um ponto ou a um eixo, fornece uma medida da tendência dessa força provocar a rotação de um corpo em torno do ponto ou do eixo especificado. Para problemas em duas dimensões é conveniente utilizar a formulação escalar.
Já para problemas em três dimensões a formulação vetorial é mais conveniente.
FORMULAÇÃO ESCALAR PARA MOMENTO
Momento é uma grandeza vetorial, desta forma, possui intensidade direção e sentido. Convenção de sinais: * Segue a regra da mão direita * Rotação no sentido horário – Momento negativo * Rotação no sentido anti-horário – Momento positivo
EXEMPLOS DE MOMENTO
MOMENTO DE UMA FORÇA
Quanto maior a força ou quanto maior a distância (braço de momento), maior é o efeito da rotação. * A tendência de rotação também é chamada de torque, momento de uma força ou simplesmente momento.
FORMULAÇÃO ESCALAR PARA MOMENTO
Momento Resultante de um Sistema de Forças Coplanares
EXERCÍCIO
Produto vetorial
Onde o momento de uma força é formulado com uso de vetores cartesianos visto em álgebra vetorial.
Ou seja, produto vetorial de dois vetores A e B produz o vetor C, descrito como : C=AxB.
A intensidade. De C é definida como produto das intensidades de A e B e o seno angular θ entre os dois vetores, prolongando-os, se necessário, ao modo que suas origens localizem-se no mesmo ponto (0º ≤ θ ≤ 180º) onde C=AB sen θ.
Direção e sentido.
O vetor C(z) tem direção perpendicular ao plano contendo A(x) e B(y). onde seu sentido é determinado pela regra da mão direita, ou se já, onde curvando os dedos é onde encontramos o vetor A e B o polegar para vetor C. tendo a intensidade a direção e o sentido de C escrevemos que C=A x B=(AB sen θ)uc. Onde o escalar AB sen θ é definido