Massa equatorial
O clima equatorial domina a região amazônica, e se caracteriza por temperaturas médias entre 24ºC e 26ºC, em uma amplitude térmica média anual de apenas 3ºC. As chuvas são abundantes superando os 2500mm anuais e muito regulares, e são causadas principalmente pela ação da massa equatorial continental. No inverno a parte ocidental pode receber frentes frias de massa polar atlântica, que são responsáveis por bruscas quedas de temperatura. O clima tropical está presente nas extensas áreas da meseta central e das regiões Nordeste e Sudeste, ademais da zona ao norte da Amazônia que corresponde ao estado de Roraima. Nessas regiões o verão é úmido e o inverno seco. As temperaturas médias superam os 20ºC, com amplitude térmica anual superior aos 7ºC. As chuvas variam entre os 1000 e os 1500mm anuais.
Localizada a altura Equador, a Amazônia tem o clima quente e úmido, com temperaturas anuais variando entre 21ºC e 42ºc. A temperatura média anual é de 28ºC. Caracteriza-se por umidade elevada durante todo o ano, o que favorece a formação da cobertura vegetal de floresta ombrofila, com árvores de grande porte e folhagens sempre verdes. As chuvas são muito abundantes (entre 3500 e 6000 mm/ano) e, em certos períodos, provocam enchentes, inundando vastas regiões e fertilizando a terra. As precipitaões contribuem para a cheia dos rios e auxiliam na transformações das paisagens amazônicas no meio tempo entre a estiagem e o período de chuvas.
Chuvas e inundações na bacia amazônica
A bacia amazônica é um dos locais mais chuvosos do planeta, com índices pluviométricos anuais de mais de 2.000 mm por ano, podendo atingir 10.000 mm em algumas regiões. Durante os meses de chuva, a partir de dezembro, as águas sobem em média 10