Direito e paixao Resumo
Pedro Marcos N. Machado1
Loren Dutra Franco2
RESUMO
Baseado no texto "DIREITO E PAIXÃO" do professor Luís Roberto Barroso o aluno relaciona a paixão, com os sentimentos da emoção ou do psicológico, e também com a garantia e a segurança das normas jurídica do Direito, que abre a ele um leque de opções profissionais.
O professor Barroso, apresenta de forma clara e precisa a antiga atuação excludente do direito, no trecho: "O pensamento intelectual e, mais notadamente, o pensamento jurídico, por longo tempo, guardou-se isolado numa autossuficiência excludente, que limitava o seu objetivo e, de certo modo, amesquinhava o conhecimento que produzia. O formalismo e o positivismo jurídicos, sem embargo de sua justificação histórica [...]"
O conhecimento do direito torna os indivíduos aplicadores das normas Jurídicas, veneráveis cidadãos e sem sentimentos de amor, ou paixão pelo cliente ou pelo direito, mas depois das leis de inclusão social, até os deficientes físicos tiveram meios facilitadores de acesso nos vários ambientes da sociedade.
Concorda com autor quando este diz que o sentimento de paixão é uma relação de muita intensidade e o de amizade com liberdade, mantém a balança do amor em equilíbrio. Diz que quando ainda tinha baixa visão, reclamava de coisas simples, que qualquer vidente faz quase automaticamente. Depois que perdeu totalmente a visão
1
Graduando do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior.
2
Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUBBrasília). Professora de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior.
1
aprendeu a valorizar o que tinha, estava no meio acadêmico e cada dia mais, se apaixonava, sentia o calor das pessoas que o apoiavam, tais como os funcionários, colegas de classe e os professores da faculdade. Descobriu que no mundo acadêmico a paixão que os move na academia, é a paixão intelectual, a paixão do