Resumo dos quatro pensadores
MIRIAM MARTINS SANTOS
RESUMO SOBRE OS PENSADORES THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE, MONTESQUIEU E ROUSSEAU.
Salvador
2012
MIRIAM MARTINS SANTOS
RESUMO SOBRE OS PENSADORES THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE, MONTESQUIEU E ROUSSEAU.
Trabalho apresentado à FACULDADE REGIONAL DA BAHIA, como complemento de nota da I unidade da, disciplina TEORIA GERAL DO ESTADO, do curso de Bacharel em Direito. Sobre orientação do Professor Miguel Moacir.
Salvador
2012
1 THOMAS HOBBES
Tomas Hobbes afirma que a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam naturalmente, sem poder, sem organização ele diz que somente surgiram depois de um pacto firmado por eles, estabelecido as regras de Convívio Social e de subordinação política no século XIX e mesmo no século XX quando se firmaram da concepção da historia e da ciência social, os contratualistas foram muito criticados.
Na metade do século XIX Sir Henry Maine criticou os asperamente seria impossível (diziam) que estes eram selvagens que nunca tiveram contato social dominar a tal ponto a linguagem, conhecerem noções jurídicas tão abstratas quanto a de um contrato, para que se reunir nas clareiras e fazerem um pacto social.
O contrato só é possível quando há noções que nascessem de uma longa experiência de vida em sociedade o homem natural de Hobbes não é um selvagem. É o mesmo homem que vive em sociedade. Para ele a natureza do homem não muda com forme o tempo, ou a historia ou a vida social. Por Hobbes como por maior parte dos outros antes do século XVIII, não existe á historia entendida como transforma ao homem este não muda.
É pó isso que Hobbes, e outros, citam os gregos e romanos quando querem conhecer ou exemplificar algo sobre o homem, mesmo do seu tempo.
Para Hobbes uma lei de natureza (Lex naturalis) é um preceito a regra geral. Estabelecido pela razão mediante o qual se proíbe a um homem fazer tudo o pode destruir sua vida ou privá-lo dos meios necessários para