Resumo do plt cap 7 e 8 de comportamento organizacional
O que faz com que o individuo se comporte de uma forma consciente em situações diversas, são um conjunto relativamente estável de características que influenciam o comportamento individual chamamos de personalidade.
Simplificando, a formação da personalidade pode ser representada por dois fatores determinantes:
Aspectos hereditários – possuem características pessoais, gostos e preferências praticamente idênticos, buscam profissões, esportes semelhantes e outras características pessoais atribuídas a uma herança genética comum. Aspectos ambientais – o individuo é influenciado em algumas situações como: ambientes familiares, culturais, educacionais entre outras que atuam sobre ele desde o nascimento. Existem quatro teorias de personalidade: Teoria dos Traços – Consistência das reações de um indivíduo em diferentes situações. Segundo um grupo de pesquisadores no campo Organizacional há cinco fatores que passaram a ser chamados de Big Five, são eles: Extroversão, Agradabilidade, Consciência, Estabilidade Emocional e Abertura à Experiência. Embora a Teoria dos Traços tenha recebido muitas criticas, ela ignora totalmente as influencias do ambiente;
Teorias Psicodinâmicas – veem o comportamento como o produto de forças psicológicas que interagem dentro do indivíduo, frequentemente fora de seu estado de consciência. Esta teoria enfatiza especialmente o inconsciente humano como determinante. Freud subdivide-se a personalidade em três elementos: id – É formado pelos instintos e impulsos e de certa forma opera sem regras; superego – É a parte moral da consciência humana onde representa os valores e dita o que devemos ou não fazer, ele entra em conflito com id. Por fim, o ego que acaba solucionando este conflito; ego – Busca levar o individuo a estabelecer mecanismos de defesa, onde a negação é mais comum.
Teoria Humanista – Visa que o ser humano possui em si uma força de auto-realização e o conduz a desenvolver uma