Dermatologia
A influência de fatores psíquicos sobre doenças dermatológicas é bastante comum apesar de ainda ser pouco estudada e debatida. Estima-se que pelo menos um terço dos pacientes com doença dermatológica possua aspectos emocionais associados.
O adoecimento é uma concretização no corpo de algo que não foi simbolizado e elaborado no plano psíquico. Quando não se consegue elaborar mentalmente algum conflito, o psiquismo\dermatológicas produz um efeito negativo na vida dos pacientes depressivos. A ocorrência de sensação de queimação ou dor no couro cabeludo ou na língua, sensação localizada de dor na pele sem alteração da textura cutânea ou prurido (coceira) generalizado sem Além disso, sublinham que aspectos psicológicos têm papel importante no desencadeamento e nas conseqüências de diversas dermatoses. alteração cutânea, e a gravidade do prurido que se observa na psoríase, na urticária crônica de origem desconhecida, na dermatite atópica esta correlacionada com o estado depressivo.
A dermatose neuropsicogênica é uma doença cutânea não alérgica crônica, em que as características psicológicas, emocionais e comportamentais são os componentes principais da doença. Ocorre principalmente no sexo feminino, situando-se a idade média de início entre os 30 e os 50 anos. O quadro clínico caracteriza-se por prurido acompanhado de lesões e coceira.
As condições psicodermatológicas podem ser divididas em quatro grandes grupos. O primeiro consiste nas doenças dermatológicas