Dermatologia
Nosso trabalho de dermatologia vai falar sobre o tratamento de dermatites focando na parte de fármacos (que é sinônimo de droga ou medicamento), remédios (são substância terapêutica que seja química, aplicada ao animal promovendo benefícios), medicamentos e drogas com preferir lembrando só que existe uma diferença entre drogas e medicamentos, a droga é uma substância química que fornece uma alteração benéfica ou maléfica ao organismo, medicamento é uma substância química que fornece uma alteração benéfica somente ao organismo. Estaremos abordando também a farmacodinâmica, farmacocinética, efeitos colaterais dos fármacos que são utilizados para esse tratamento, não iremos muito, além disso, porque é um trabalho da disciplina de farmacologia.
1. Conceito de Dermatologia
A dermatologia estuda a pele e seus anexos que são os pelos, unhas, glândulas sebáceas e suas mucosas que seria a boca e a genitália. Sendo a especialidade da clinica médica veterinária que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças que acometem o maior órgão do animal – a pele , os veterinários são responsaveis por ajudar a manter a pele e o pelo dos animais saudáveis. Os médicos veterinários e nos como futuros veterinários sabemos a importância que uma pele saudável tem para a vida de um animal. Existem várias áreas da dermatologia sendo necessário indicar estratégias de produtos que se adaptem ao perfil e diagnóstico de cada animal sempre se lembrando da variação individual que existe entre eles e observando as reações que podem ser causadas devido ao tratamento que está sendo realizado e se necessário mudá-lo.
2. Pele
A pele é o maior órgão do organismo dos mamíferos e atua como barreira anatômica e fisiológica entre o organismo e o ambiente. Sua função é de proteção contra agentes agressores, termorregulação, reserva de água e eletrólitos, secreção através das glândulas sebáceas e sudoríparas e além disso é sensível ao