diversos
Na PMDF, dispõem sim de uma seção o P-3, responsável em tabular e analisar os dados criminais, nesta seção também se faz o planejamento a elaboração do modelo de policiamento a ser utilizado em uma determinada aérea, e de posse das informações do analista o policiamento é direcionado para os locais mais críticos e nos horário de maior demanda criminal.
Já na unidade que eu sirvo o BPchoque, por ter uma atividade fim diferente das outras unidades, a P-2 realiza um trabalho conjunto com o P -3, para elaborar dados relativos a manifestações e coletar as informações.
Essas informações são passadas para a tropa com o objetivo de formar a melhor estratégias para aplicação da tropa no terreno, com isso ter êxito na missão da melhor maneira possível.
Durante o curso de Formação de Praças da PMDF, realizado em 2011 tivemos a matéria Analise Criminal,na qual contribuiu bastante na nossa formação e no modo de pensar o quanto é importante essa matéria para elaborar a melhor estratégia de policiamento para combater o crime e oferecer um serviço de melhor qualidade para sociedade.
Em suma, para o Analista criminal o foco do comportamento humano é mais importante do que o enquadramento jurídico do fato, o analista criminal, nas suas atividades de produção de conhecimento, deve buscar padrões e tendências criminais que, após identificados, constarão em seus relatórios de análise. Esses documentos, por sua vez, devem periodicamente ser