Um dia sem cigarros
PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DE
DOENÇAS RELACIONADAS AO TABAGISMO
Marisa de Oliveira
Profª Cleuza Maria Souza
Saúde Coletiva II
Tabagismo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam.
Composto por mais de 4.720 substâncias tóxicas, entre elas, solventes, chumbo, níquel, amônia, monóxido de carbono, agrotóxicos, formol, substâncias radioativas e benzo pireno, estima-se ainda que mais de 60 destas sejam cancerígenas. Um dos maiores vilões no cigarro é a nicotina.
Após uma tragada, esta chega ao cérebro em cerca de 9 segundos e gera uma sensação de relaxamento. Por ser uma substância viciante, o indivíduo quer mais. E o hábito de fumar torna-se frequente.
Efeito do cigarro no organismo
Quando um cigarro é fumado, imediatamente ocorre irritação na mucosa nasal. As cordas vocais são dilatadas e, com o passar do tempo, a voz vai se tornando mais rouca. A presença da nicotina faz ocorrer um aumento nos batimentos cardíacos, na pressão arterial e também na frequência respiratória.
A atividade motora fica estimulada. O estômago se contrai e a digestão é dificultada. Ocorre também um aumento da vasoconstrição. A agressão constante ao organismo gera uma série de complicações médicas.
Principais doenças causadas pelo cigarro O cigarro pode causar diversas doenças tanto em fumantes ativos quanto passivos. O câncer no pulmão é, sem dúvida, uma das maiores ocorrências. Também pode haver casos de câncer na boca, na laringe, na faringe, no esôfago, no pâncreas, na bexiga, no rim e no colo de útero, por exemplo. Este também é um grande responsável por muitas doenças coronarianas,
como
a
angina,