Estudo sobre Direito e Paixão
CURSO DE DIREITO
RESENHA CRITICA: DIREITO E PAIXÃO
CARINA DA SILVA ANGELIS
Leopoldina 2013
RESENHA CRITICA: DIREITO E PAIXÃO
Por:
CARINA DA SILVA ANGELIS
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade de Direito de Leopoldina como requisito parcial para apresentação de trabalho no Ateliê Científico
Profs. João Fernando Vieira da Silva, Yegros Martins Malta
Leopoldina 2013
1 – Resumo do texto em estudo
O objetivo da resenha sobre “Direito e Paixão” é mostrar que tanto o Direito como a Paixão são elementos que andam juntos. A paixão vai além dos limites da própria vontade, permitindo ultrapassar as próprias barreiras para se atingir metas. Com o conhecimento não é diferente, ele aguça o ímpeto das pessoas que buscam pela justiça e por sua aplicabilidade. Onde o direito é objeto da busca pelas razões e emoções em outras áreas da ciência para poder expressar o objetivo a alcançar que é a justiça, o resultado que o jurista, o legislador, o advogado e o cidadão comum buscam. Nesta explosão de paixões, há dois caminhos que se cruzam: Direito e Paixão, que para os estudiosos do ramo é fundamental, não basta apenas gostar ou achar bonito, é preciso ter paixão. É essa paixão que faz tudo acontecer.
Palavras chaves: Paixão, conhecimento, justiça, direito.
2 – Texto: Direito e Paixão
Autor: Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras, no Estado do Rio, em 11 de março de 1958 é jurista brasileiro. Desde 26 de junho de 2013 é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Atuou como advogado (desde 1981) e como procurador do Estado do Rio de Janeiro (desde 1985) até 2013, quando foi indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.
É professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade de Brasília (UnB). Ficou