Direito e justiça
Relação entre Direito e Justiça
O direito e a justiça estão presentes diariamente em nossas vidas, pois toda a ação provida em sociedade tem como influência ou característica as práticas do direito, ou seja, a partir do momento em que temos uma sociedade, temos o direito. A partir do momento em que se configura uma sociedade, há a necessidade de normas ou regras justas para o convívio em sociedade de forma harmônica e respeitosa. Sendo assim, a sociedade necessita do direito. Desta forma, as regras e condutas são estipuladas pelo Estado. Para melhor compreensão da relação entre direito e justiça, torna-se importante explanar alguns conceitos de direito e justiça.
O direito como ciência compreende o estudo das normas postas pelo estado. No entanto, não se restringe apenas nessa perspectiva, abrange tarefas de analisar e estabelecer regras de cunho social, como negócios de propriedade, casamento, filiação, entre outros. O direito visa à satisfação das necessidades humanas de forma que menos custosa e sacrificante para a sociedade, neste contexto, a justiça é inserido nesse processo. Atuando como fator de equilíbrio nas relações sociais e assim colaborando com o desenvolvimento da sociedade, nessa perspectiva encontramos a figura da justiça. Sendo assim, percebe-se que a justiça se relaciona com as mais diferentes formas de manifestação do Direito.
Para a vida em sociedade é necessário ou indispensável que o homem se organize sob determinada ordem, pois o convívio em sociedade requer certas regras ou comportamentos capazes de desempenhar uma relação de bem estar social.
Apesar de parecerem semelhantes o direito e a justiça não se confundem. A Justiça se caracteriza por abranger um campo mais amplo pode ser definida como o equilíbrio de condições entre as pessoas, ou ainda como a garantia de participação na distribuição do poder entre os indivíduos, contrabalançando a participação da distribuição do poder, em vista da