DIREITO E JUSTIÇA
I PERÍODO
CURSO: DIREITO
PROFº: FELIPE ALENCAR
ALUNO: ÉDIPO WILLIARD O. ALENCAR
Araripina, 01 de dezembro de 2014
RESENHA
Como foi debatido em sala de aula nos dias 24/11 e 26/11 DIREITO é o sistema de normas de conduta criado e imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais e a JUSTIÇA por sua vez é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social; ou seja, a justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência. Então o direito não existe sem a justiça, ou seria o contrário. Os dois termos andam juntos.
A justiça é o subjetivo e o abstrato do direito, É o principio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
Numa interpretação de um crime, por exemplo, o direito permanece intacto, enquanto a justiça pode ser alcançada por vários ângulos. Em pesquisa pude constatar que o DIREITO pode ter vários adjetivos; como:
Também é direito aquilo que está de acordo com o senso comum, com as normas morais e éticas aceitas pelas pessoas. É aquilo que é certo, correto e justo.
Direito é aquilo que é justo, correto e bom.
O direito também é um conjunto de normas de vida em sociedade que visam a expressar e concretizar um ideal de justiça, traçando as fronteiras daquilo que está ou não em conformidade com as leis.
Assim como o DIREITO à JUSTIÇA também tem vários adjetivos; como:
Justiça é o poder de fazer valer o direito de alguém ou de cada um.
A justiça também expressa à conformidade dos fatos com o direito.
Também é justiça o reconhecimento o reconhecimento do mérito de alguém ou de algo.
Por justiça também podemos entender um princípio