Direito - justiças
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
Bacharelado em Direito
Introdução ao Estudo do Direito
Profª Ludmila
PAOLA DE OLIVEIRA ONÓFRIO
TURMA C04
JUTIÇA DISTRIBUTIVA, COMUTATIVA E SOCIAL.
GOIÂNIA
2013
PAOLA DE OLIVEIRA ONÓFRIO
JUSTIÇA DISTRIBUTIVA, COMUTATIVA E SOCIAL.
Trabalho realizado no 1º período. Bacharelado em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na disciplina Introdução ao Estudo do Direito do Departamento de Ciências Jurídicas, com o fim precípuo de realização de uma pesquisa sobre as Justiças: Distributiva, Comutativa e Social.Orientadora: Profª Ludmilla. |
GOIÂNIA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04 1. JUSTIÇA DISTRIBUTIVA 05
2. JUSTIÇA COMUTATIVA 05
3. JUSTIÇA SOCIAL 05 4. CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS 06 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07
INTRODUÇÃO
O objetivo pretendido pela pesquisa é realizar uma breve análise sobre as Justiças: Distributiva, Comutativa e Social. Primeiramente devemos entender o significado da JUSTIÇA:
Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o principio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
É um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais.
No desenvolver do trabalho, entenderemos o que é Justiça Distributiva, Justiça Comutativa e Justiça Social.
4 1. JUSTIÇA DISTRIBUTIVA
Esta espécie apresenta o Estado como agente, a quem compete a repartição dos bens e dos encargos aos membros da sociedade. Ao ministrar ensino gratuito, prestar assistência médico-hospitalar, efetuar doação à