Direito Romano
Alunos do 2º Período de Direito – UNIPAM
INTRODUÇÃO
Muita influencia o Império Romano proporcionou e proporciona ao mundo, mesmo séculos após sua extinção, constatamos isso quando estudamos e comparamos o ordenamento jurídico brasileiro e o Direito na Roma Antiga. Ao estudarmos o mais básico que seja, do Direito Romano, percebemos sua grande presença em vários aspectos do Direito brasileiro que variam desde sua elaboração à sua aplicação e que também a influencia da ordem jurídica romana não se limitou apenas ao Brasil, mas abrangeu grande parte do mundo nesse quesito. Opinião esta que é compartilhada pelo célebre jurista alemão Rudolf von Ihering em sua obra memorável, “Espirito do Direito Romano”, dizendo que: “a influencia do direito Romano é tão profunda e rejuvenescedora como a influencia do Cristianismo”. No entanto, a presente pesquisa tem por objetivo delimitar e constatar esta grande influencia, com o intuito de ressaltar a suma importância romana antiga, para que pudéssemos alcançar nossos preceitos jurídicos atuais.
PESQUISA TEÓRIOCO BIBLIOGRÁFICA
A pesquisa se pautou na realização de revisão bibliográfica referente à história do Direito brasileiro e a sua origem romana, com o intuito de conhecer e comparar as opiniões dos autores da área sobre o assunto.
DISCUSSÃO
Como o já afirmado pela introdução do presente trabalho, sabemos que Roma Antiga fez várias contribuições para o desenvolvimento humano, deixando – nos um legado de organização política, cultural e talvez o mais importante, a herança jurídica. O Brasil, hoje tem um complexo e organizado instituto jurídico, resultado da herança e influência do Direito romano antigo. O Direito na Roma Antiga se originou da necessidade de uma organização social imposta ao seu