Relat Rio 03
O termo volume expressa o que um corpo ocupa em um espaço tridimensional, num referencial ortogonal (FURTADO, 2011). A medição de volume é uma das principais etapas na maioria das atividades laboratoriais, para isso que se possui os instrumentos volumétricos, que são utilizados tanto na química como na biologia, e grande parte da área de saúde. Devido a isto se é necessário, utilizando os procedimentos adequados, a calibração dos instrumentos, assim como avaliar a incerteza da medição, garantindo confiança na medição ao utilizador final (RELACRE, 2012).
As medições de volume realizadas rotineiramente com instrumentos volumétricos, podem ter uma grande influência no resultado final de um ensaio, portanto o conhecimento do verdadeiro volume medido é essencial para o desempenho de medições exatas (FURTADO, 2011).
Há dois métodos utilizados com intuito de se calibrar instrumentos volumétricos, o menos utilizado é o método da comparação de volume através do escoamento de um volume padrão, porém o método primário utilizado onde a partir da pesagem de um líquido apropriado, encontrando sua temperatura e massa volumétrica se obtêm o volume (RELACRE, 2012).
Defini-se calibração como sendo um conjunto de operações que estabelece em condições específicas a relação entre os valores indicados por, um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou em material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Calibração de instrumentos volumétricos necessita de condições ambientais favoráveis para que sua calibração seja correta, como: temperatura ambiente, temperatura da água utilizada para calibração, umidade relativa, pressão atmosférica controlados (AQUINO NETO et al, 2003).
Incertezas relacionadas a medição se devem principalmente à massa específica da água, massa específica do ar, medição de massa do recipiente com água, massa específica dos pesos da balança, coeficiente