Relat rio experimento 03
Universidade Paulista-UNIP
Alunos: Shirlano Lourenço Farias RA: C08642-8 Wesley Henrique da Silva RA: C11071-0 Carlos Alberto Ribeiro Soares RA: C0518A-0
Turma: EE3P30
Curso: Engenharia Elétrica
Professor: Edgar Amaya
Disciplina: Laboratório de eletricidade básica
Introdução
O experimento teve como objetivo principal verificar a validação das teorias sobre a associação de resistores em série e em paralelo.
Nesse relatório iremos mostrar e explicar os processos executados no laboratório de eletricidade, e iremos analisar os resultados com base nas teorias sobre o mesmo.
Materiais utilizados no experimento
- Dois multímetros digitais para efetuar as devidas medições.
- Conjunto de cabos para alimentação, montagem e medição do circuito.
- Painel acrílico contendo os componentes eletrônicos utilizados no experimento(resistências).
- Uma fonte ajustável de tensão contínua(VCC).
Fundamentos teóricos
Associação em Série
Esse é o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica. Veja, no esquema abaixo, como fica a associação de alguns resistores em série:
A diferença de potencial (ddp) total aplicada entre os pontos A e B é igual a soma das ddps de cada resistor, ou seja:
UT = U1 + U2 + U3
E a resistência equivalente, para esse tipo de associação, é dada pela soma de todas as resistências que fazem parte do circuito, veja como fica:
Req = R1 + R2 + R3
É importante destacar que a resistência equivalente desse tipo de circuito será sempre maior que o valor de apenas um resistor. Se no circuito elétrico existir nresistores, todos com iguais resistências, a resistência equivalente pode ser calculada da seguinte forma:
Req = nR
Associação em Paralelo
Nesse tipo de associação os resistores são ligados um do lado do outro, de forma que todos os resistores ficam submetidos à mesma