RELAT RIO 03 chapman
ALVES, Rodrigo Tavares - UNIT
MATOS, Fabio Valenttin- UNIT
FERREIRA, Bruna Eduarda – UNIT
FERREIRA, Rahisa Rodrigues – UNIT
Resumo
O agregado é um material granular, sem forma e nem volume definidos, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para a produção de argamassas e concretos. A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e sem volume, excluindo os poros permeáveis, então é a densidade do agregado sem nenhum vazio, que não possui espaços entre os grãos. A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço. O frasco deve ser de vidro e composto de dois bulbos e de um gargalo graduado. O frasco deve ser inicialmente aferido, verificando-se os devidos volumes correspondentes às graduações. Este documento fixa o procedimento a ser adotado na determinação da massa específica de agregados miúdos para concretos, por meio do frasco do Chapman. Descreve aparelhagem, definições, amostragem, ensaio, e condições para obtenções de resultados.
Palavras-chave: Granulometria. Partículas. Peneiramento. Curva.
Introdução
A massa específica aparente é definida como a massa das partículas do agregado que ocupam uma unidade de volume, ou seja, é relativa a agregado e a vazios. De acordo com a massa específica aparente os agregados podem ser: leves argila expandida, pedra-pomes, vermiculita, normais pedras britadas, hematita, barita, magnetita. Equipamento utilizado: Balança de 1000 g de capacidade e sensibilidade de 1 g, espátula, amostra de areia seca, funil, Chapman.
Objetivos
O objetivo do ensaio é determinar a massa específica aparente através do frasco de Chapman (ensaio normalizado pela norma NBR 9776:1987).
Materiais e Métodos
Materiais
Frasco Chapman;
Funil;
Tigela;
Balança;
Peneiras número 4 e 200;
500g de areia fina;
200ml de água;
Figuras 1 e 2 – Ilustração dos equipamentos utilizados no experimento.
Fonte: próprios